
Bom dia jogadores!
Background. Ah os Backgrounds, por incrível que pareça, é uma das minhas partes favoritas do RPG, mesmo que muitos odeiem. Background é onde você conta a história, a trajetória do seu personagem, suas batalhas, feitos e ideais, vou mostrar algumas dicas de como fazer um bom background:
Qualidade VS. Quantidade: Essa é a regra básica, lembrem-se, não é porque tem muita coisa escrita que é realmente algo decente, nem porque é algo de apenas duas páginas (sim, eu acho isso extremamente pouco) que algo é ruim, claro, mais texto, mais detalhes, porém, consegue-se sim expressar a história do personagem em pouco texto.
Visão: Acho que fazer em 1º ou 3º pessoa é algo pessoal, mais particularmente prefiro em 1º pessoa, pois assim você pode expressar mais facilmente o caráter do seu personagem e como ele reage diante de cada situação. 3º pessoa é geralmente mais usado para quando se tem mais de um personagem, para não ter que ficar naquele "narração de fulano ON", "narração de fulano OFF", "Narração de ciclano.." o que pode tornar o texto ruim.
Apresentação dos fatos: Essa é uma parte muita importante, e vale para qualquer história sobre qualquer assunto, nunca, NUNCA demonstre tudo rapidamente, vá mostrando a história aos poucos, pois assim você cativa a atenção do leitor, por exemplo, se vai começar a história com o personagem perdido num deserto, não explique de cara porque ele está ali, quanto tempo ele passou, que problemas teve e pra onde vai, mostre que o personagem está focado no objetivo dele e de pouco em pouco você vai explicando como ele chegou ali e porque, para tentar deixar o leitor (na maior parte dos caso o mestre) interessado no passado do personagem, isso também vale para o plano secreto vilão, não sue do clichê em que o herói está preso e o antagonista explica todo o plano secreto, o deixa sozinho e ele escapa triunfante, mostre o plano do mal através de conversas, de pistas e de investigações por parte do protagonista sempre tentando deixar o leitor com vontade de ler a próxima linha.
Clichês: Depois de Hollywood, sem dúvida, RPG é onde mais se acumula clichês. Não digo que são inúteis, não, as vezes pode até ser interessante, mas evita criar uma história inteira só com base neles, evite criar roteiros de filmes de ação onde o principal mata vinte soldados com dois revólveres ou coisa parecida, procure inovar, ser diferente na quantidade certa sempre é bom.
Background/ficha: Esse é o ponto G dos bons Backgrounds, lembre-se, se trata da história do personagem, seu passado, a ficha é o seu presente, então explique a sua ficha no background, por exemplo: se ele tem fobia de zumbis ,explique por que ele tem fobia de zumbis em uma situação interessante, ou se ele tem muita perícia em arco e flecha escreva sobre seu treinamento em vez do treinamento daquela faca que você quase não sua no jogo. E claro, se tem o aprimoramento negativo: inimigo, OBVIAMENTE você vai ter que explicar o porque.
Todas essas "dicas" eu retirei do que eu sei sobre como escrever bem, por isso evitem usá-las como um guia do bom escritor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário